Emma Watson diz não ao espartilho e revoluciona o mundo das princesas da Disney
Emma Watson deu o que falar nos bastidores da Disney. A atriz, notória ativista pelos direitos das mulheres, se recusou a usar espartilho e salto alto durante a refilmagem do clássico A Bela e a Fera. Ela faz o papel da princesa Bella.
Nesta versão, que deve chegar aos cinemas brasileiros em março, o público finalmente irá conhecer uma princesa mais leve, de acordo com os novos tempos – com um manequim “possível” e sapatos confortáveis!
Quando aceitou o convite para participar da produção, Watson se propôs a transformar radicalmente a princesa. O primeiro passo: quebrar o mito de que a mulher precisa fazer sacrifícios para ser bonita. O segundo: mostrar que as bellas contemporâneas não estão mais à espera do príncipe encantado.
A nova princesa toma suas próprias decisões, pratica equitação e é uma habilidosa cientista – e faz tudo isso em trajes bem confortáveis.
O espartilho foi criado no século XVI na França para alongar a coluna e dar suporte aos seios. Ao longo dos anos foi sendo usado também para estreitar a cintura e acentuar as curvas femininas. Junto ao salto alto, tornou-se um dos ícones do “sacrifício pela beleza” ao qual as mulheres são submetidas até hoje. Estudos apontam que o uso intenso do acessório pode causar problemas nos órgãos internos, costelas, circulação e respiração.
IMAGEM: Denis Makarenko / Shutterstock.com