É egoísmo desejar um tempo só para mim?
Antes ser mãe, eu achava a expressão "mãe em tempo integral" sensacional! E tinha certeza de que eu seria assim, uma mãezona pela manhã, à tarde e nas madrugadas.
(Hoje eu peço um “par ou ímpar” às 3h da manhã para decidir quem pega o filho chorando no quarto ao lado.)
Ainda assim, eu me considero uma boa mãe. Aliás, digo que sou a melhor mãe possível que meus filhos podem ter. Eles não seriam tão felizes com outra... \o/
Mas isso não exclui os meus desejos íntimos... de paz, de silêncio, de xixi e cocô com a porta trancada e banho sem campeonato-do-melhor-cabelo-estilo- Neymar.
(Amo tudo! E é exatamente por isso que me sinto uma ótima mãe...)
Só que eu nunca mais direi que ser mãe em tempo integral é incrível. Incrível mesmo é pegar o seu batom da MAC e achar ele intacto. Não descobrir uma piscina xixi no meio da madrugada. Ou conseguir dormir por cinco horas seguidinhas.
E há quase oito anos como mãe, continuo desejando um tempinho só pra mim em vários momentos do dia. Sabe aquela hora que você liga o tablet e pensa: “fica aí só uns 10 minutinhos, vai?!”
Se você é mãe vai me entender.
(corre, aproveita e pinta a unha!)
Desejar um tempo só meu não é pecado nem culpa. É apenas um momento necessário para reestabelecer a minha sanidade mental. E quando eu falo isso, não me refiro apenas aos filhos. Quero um tempinho dos grupos do WhatsApp, do aspirador de pó ecoando pela casa, dos e-mails que não param de chegar, do marido, da dieta... um tempo meu. Aquele tempinho do banheiro, sabe?
Eu já tentei a ioga e a meditação, mas me julgo agitada demais para isso. É justamente ali que os meus melhores insights aparecem. Então achei melhor deixar para lá.
Às vezes saio correndo, à procura desse tal tempo.
Às vezes desligo o carro e fico na garagem, paradinha, por cinco ou dez minutos.
E às vezes coloco as crianças para dormir e fico quietinha, escutando a respiração e o coração delas.
E nessas horas eu acho um tempinho só para mim. Para eu ter a certeza de que eu não mudaria nada nessa minha vida com pouco tempo.
Nanna Pretto é jornalista, baiana, casada com paulista e mãe de dois meninos.
É autora do blog Dica de Mãe, que deu origem ao livro “101 coisas que você precisa fazer com seus filhos antes que eles cresçam”. É corredora há mais de 15 anos e tenta fazer da ioga e do ballet um hábito. Ama seriados, reality shows e reprises de filmes.
FACEBOOK: dicademae /
nannapretto
INSTAGRAM: @nannapr | TWITTER: @dica_de_mae