Dilma Rousseff, Theresa May e Simone Biles: as mulheres do ano do Financial Times
O jornal britânico Financial Times divulgou a sua lista das mulheres do ano e nela constam figuras políticas femininas que deixaram marcas profundas no ano de 2016.
Entre eleitas do ano do FT estão a ex-presidente brasileira Dilma Rousseff, a primeira-ministra britânica, Theresa May e a estrategista da campanha de Donald Trump, Kellyanne Conway.
Na área esportiva, o destaque ficou por conta da ginasta norte-americana Simone Biles, que brilhou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Sobre Dilma Rousseff, o jornal diz que a ex-presidente brasileira, apesar de ter sido afastada do cargo, teria "quebrado o teto de vidro do poder no Brasil, o maior país do continente, muito embora tenha perdido o cargo num processo de impeachment que teve como justificativa manobras fiscais, adotadas em seu Governo, que ocultavam o rombo bilionário das contas públicas."
Sobre Theresa May, ela defendeu a permanência do Reino Unido na União Europeia, mas aceitou o resultado do referendo que deu vitória à campanha do Brexit. Na sequência da votação, David Cameron renunciou ao cargo de primeiro-ministro e uma disputa começou dentro do Partido Conservador para sucedê-lo. Por fim, Theresa ganhou a disputa pela liderança do seu partido e foi oficialmente apontada como a nova primeira-ministra do Reino Unido em 13 de julho de 2016. Ela é a responsável por conduzir o Brexit.
Em relação a Kellyanne Conway, além de estrategista da campanha de Donald Trump e de tê-lo ajudado a conquistar votos junto ao eleitorado feminino, ela também já foi comentarista de política em canais como CNN, Fox News e Fox Business.
Fonte: El País
Imagem: Valentina Petrov/Shutterstock.com