Despedindo-se da Sra. Miller
Maryen Lorrain Miller, a primeira Dance Mom e a pessoa que fez com que tudo isso fosse possível, depois de uma longa batalha contra o câncer, prepara-se para nos dizer adeus. Esta mulher incrível, além de ser mãe de Abby, era como se fosse uma avó paras as pequenas dançarinas.
As meninas, talvez pela primeira vez, têm que enfrentar a morte de uma pessoa próxima e especial. Por isso, nossas queridas Dance Moms, que as apoiam todos os dias em suas carreiras na dança, terão que apoiá-las nesse momento tão difícil e delicado.
É possível que, alguma vez, você tenha vivido a mesma situação. Se isso é verdade, você então sabe a grande questão que pode surgir: como ajudar nossos filhos a atravessar o processo de luto pela morte de alguém querido?
O mais importante: a sinceridade. Muitos acreditam que, mantendo a ilusão de que a pessoa morta irá voltar, evitam que seus filhos sofram sua perda, pelo menos até crescerem. Na verdade, em pouco tempo começarão suas perguntas e suspeitas. Por fim, isso não fará mais que causar confusão, raiva e angústia nas crianças.
É que não se trata de preservá-los do luto, mas acompanhá-los durante esse momento da melhor forma possível.
Como? Falando. Nossos filhos devem saber claramente que somos todos ouvidos, que tomaremos o tempo necessário para lhes responder as perguntas e dúvidas que possam surgir. E não apenas as relativas à morte em especial – temas como esse podem despertar neles interrogações sobre outras questões das mais diversas e inesperadas.
Sempre e sem pressão: se as crianças não querem falar a respeito, então começaremos a falar nós mesmos. É importante transmitir a eles que todos nós contamos com o grande poder de manter uma pessoa viva em nossa memória, através de suas histórias. E não é preciso relembrar de grandes acontecimentos ou fatos importantes: contar pequenos detalhes de sua vida (suas roupas, as brincadeiras que fazia, sua comida favorita) é mais que suficiente.
Que outras formas você conhece de ajudar as crianças a atravessar o luto? Você já passou por momentos parecidos? Se quiser saber como Abby e as meninas lidam com a partida da incrível Maryen Lorrain, não deixe de assistir a Dance Moms, Todo DOMINGO às 20h30 .