Depois do amor: a síndrome do estresse pós-romântico
O início de uma relação romântica está frequentemente ligado à paixão e ao desejo. Com o passar dos meses, no entanto, esses sentimentos começam a dar lugar a outras emoções, mais serenas e orientadas à construção comum. Mas muitos casais parecem ficar horrorizados quando o fogo do início começa a se dispersar. Esse mal-estar é chamado por diversos especialistas de "síndrome do estresse pós-romântico".
Em seu livro “Postromantic Stress Disorder”, o psicólogo norte-americano John Bradshaw aponta uma série de valiosos conselhos para superar esse traumático momento dos vínculos. Segundo ele, é fundamental atravessar o primeiro estágio hormonal do casal e conquistar o equilíbrio necessário para cruzar a ponte que separa o amor romântico/passional do verdadeiro compromisso amoroso.
Para dar esse gigantesco passo, o psicólogo recomenda não perder os espaços individuais, buscar um erotismo que não gire unicamente em torno da genitalidade, cuidar da comunicação e estabelecer acordos claros e flexíveis sobre um futuro em comum.
Já está no ar a nova temporada de BRING IT! Toda sexta, 21h30
Fonte: Clarín