A dança das ruas
Não se surpreenda se, de um dia para o outro, a mais preguiçosa das suas amigas aparecer com um gorro chamativo, calças largas e camiseta justa, seguindo o ritmo do Hip-Hop. A dança urbana se transformou em moda e é um fenômeno popular. Hoje em dia, vemos nas ruas, nos clubes e na televisão todo tipo de danças urbanas, desde as mais tradicionais até as mais curiosas e estranhas.
Nos últimos anos, a história da dança urbana deu uma surpreendente reviravolta: o sucesso dessas danças fez com que se movessem para outros âmbitos, como por exemplo, as academias de dança. Esses locais, antes ocupados em sua grande maioria por professoras de ballet, com roupas apertadas e olhares ameaçadores, agora abrigam todo o tipo de mulheres, de estilos e idades bem variados, loucas para aprender as novas danças de rua.
Um dos mais populares desses estilos é o “ twerk”. Conhecido nos Estados Unidos como grinding ou twerking, popularizou-se na América Latina a partir dos videoclipes de reggaeton. A dança consiste em flexionar os joelhos e realizar movimentos rápidos e sensuais dos quadris. Mas além disso, não há regras nem coreografias.
Mas um bom twerk exige prática e dedicação. Por isso, atualmente, existem academias de dança dedicadas exclusivamente a aprofundar e exercitar os movimentos dessa dança popular.
Outras danças urbanas recentes são o Jumpstyle, o Shuffle e o Tecktonik. Há para todos os gostos, e as redes sociais estão cheias de vídeos de batalhas intensas entre fanáticos por cada um desses estilos.
Você iria a alguma academia para treinar alguma dessas danças? Pode imaginar que cara a Abby Lee faria se suas meninas começassem a dançar twerk? Se você quiser conhecer mais danças de vários estilos, não deixe de ver Dance Moms.