Criando filhos para o mundo
Se você é mãe já escutou essa frase. Ela é repetida por todo mundo que é mais experiente do que você no quesito maternidade. Criar filhos para o mundo é, talvez, a forma ideal de formar bons cidadãos, pessoas inteligentes, respeitadoras e independentes. Criar as crianças de hoje para o mundo pode ser, na minha opinião, a chave para mudarmos um pouco a educação delas e termos uma nova geração lá na frente. Mas criar o filho para o mundo é um dos papéis mais difíceis que uma mãe exerce.
Esta semana estou vivendo isso na prática. O meu filho foi pela primeira vez para um acampamento de férias. Sem contato, sem notícias, sem saber se escovou os dentes antes de dormir. Sem colocá-lo para dormir! Sem saber se ele está ou não gostando.
(como não, mamãe bobinha?! Ele está se divertindo à beça. E você aí, desesperadona!)
Só que perder o controle da situação não é fácil. A gente quer manter a cria debaixo da asa, mas sabe que cortar esse cordão umbilical é preciso, necessário e faz crescer. Agradeço aos meus pais por todas as vezes que eles me colocaram em experiências desse tipo. E, na minha cabecinha, eu estaria completamente preparada para isso.
Péééé. Er-rou!!!
Estou sofrendo a dor de uma separação. Choro antes de dormir, fico olhando as fotos que chegam e procurando cada detalhe nas expressões dele. Cansado? Triste? Entediado?
Agora, me diz, por que a gente só pensa nas coisas ruins? Porque na cabeça da mãe sempre vem o pior? Eu, hein?! Estou fazendo um trabalho intensivo de autocontrole (não tá fácil), para desgrudar do blog de notícias e fotos, curtir o filho menor, pensar que assim como foi comigo, o acampamento será uma das coisas mais incríveis da infância de Gabriel (já pensou com quantas histórias ele irá voltar??). E perceber que, aquela carinha de cansaço nas fotos, é por conta de um divertidíssimo dia de farra de brincadeiras.
Criar filho para o mundo: uma das tarefas mais desafiadoras para uma mãe. E, talvez, a mais importante na vida de um filho.
Nanna Pretto é jornalista, baiana, casada com paulista e mãe de dois meninos.
É autora do blog Dica de Mãe, que deu origem ao livro “101 coisas que você precisa fazer com seus filhos antes que eles cresçam”. É corredora há mais de 15 anos e tenta fazer da ioga e do ballet um hábito. Ama seriados, reality shows e reprises de filmes.
FACEBOOK: dicademae / nannapretto
INSTAGRAM: @nannapr | TWITTER: @dica_de_mae