Combates de escritório
Sabemos que, para progredir profissionalmente, é preciso esforço, perseverança e disciplina. E também sabemos que, diante da presença inevitável de competidores dentro do ambiente de trabalho, isso não é suficiente.
E claro, para enfrentá-los podemos começar jogando limpo, com gentileza, honestidade, mostrando a outra face. Mas, sejamos sinceras, isso raramente funciona! Na maioria dos casos, as circunstâncias nos obrigam a sacar a artilharia pesada e ir para o ataque.
Definitivamente, não é uma tarefa fácil. Um passo em falso na ofensiva poderá fazer com que todo o nosso esforço caia por terra em um instante. É aí onde entra em jogo outro fator, tão importante quanto a perseverança e o trabalho árduo: a estratégia.
O primeiro passo de um bom estrategista é conquistar o autoconhecimento. Você não pode entrar no campo de batalha sem saber quais são suas habilidades e em que contexto se sente mais confortável. Segundo passo: conseguir aliados e tentar fazer com que aqueles que estão fora dessa categoria se mantenham pelo menos em uma posição neutra.
Além disso, é essencial conhecer o inimigo, seus pontos fortes e fracos. Para conseguir isso, a pesquisa a ser feita tem que ser tão profunda quanto dissimulada, já que você não pode se dar ao luxo de ser descoberta (se contamos com a ajuda de uma espiã, melhor ainda!). Em uma situação ideal, você encontrará o calcanhar de Aquiles do seu adversário ou algum segredo obscuro que, no momento certo, usará ao seu favor.
Na hora de atacar, certifique-se de que foi você quem escolheu o campo de batalha e de se posicionar em um terreno mais alto: uma reunião em que você tem mais importância, quando as tropas inimigas ainda não ingeriram sua dose diária de café ou o dia de seu aniversário...
E você, já teve batalhas no seu ambiente de trabalho? Se quiser aprender as melhores estratégias, não deixe de assistir a “UnREAL”, NOVA TEMPORADA, 05 DE SETEMBRO, SEGUNDA às 22h50.