Inicio

Cesárea ou parto natural?

Momento Lifetime
Por Lifetime Brasil el 23 de July de 2022 a las 00:30 HS
Cesárea ou parto natural?-0

Cada mulher é única, assim como é também sua forma de lidar com a gravidez e o nascimento de um filho. As perguntas que surgem nessa fase tão especial da vida podem ser infinitas, e uma das mais importantes é sobre como nascerá o bebê.


Há quem, meses antes de dar à luz, já decide se se submeterá a uma cesárea. Os motivos são vários e alguns deles têm a ver ao estilo de vida que nós, mulheres, levamos atualmente – o ritmo frenético e as várias responsabilidades.


Poder programar a data de nascimento e saber que a intervenção durará não mais que hora, para algumas mães, é algo tranquilizador. Além disso, os avanços da medicina permitem que essa cirurgia seja simplificada e seus riscos diminuam.


O procedimento, no entanto, é alvo de muitas críticas. Alguns defensores ferrenhos do parto natural afirmam que a cesárea impede essa ligação, esse laço tão especial que se forma entre a mãe as crianças no momento do nascimento. Por outro lado, há a crença de que os médicos e hospitais estimulam as mulheres fazer a intervenção cirúrgica para poder finalizar o trabalho de parto mais rapidamente.


A lista de aspectos positivos e negativos que nos ajudariam a decidir se realizamos ou não uma cesárea pode continuar infinitamente. Mas o certo é que, em muitos casos, não se trata de uma decisão.


Apesar de muitas mulheres quererem ter seus filhos de forma natural e façam o possível para consegui-lo, às vezes a gravidez apresenta complicações que podem afetar seriamente a saúde, tanto da mãe como do bebê e, inclusive, chegar ao ponto de provocar a morte. Em casos assim, uma cesárea é, de fato, a única opção.


Isso significa que esse procedimento, muito criticado e rejeitado, tem o poder, na verdade, de salvar muitas vidas!


E você, escolheria cesárea ou parto natural? Se quiser conhecer a fundo os sentimentos e emoções de uma futura mãe diante dessa intervenção, não deixe de assistir a “A Pequena Familia de Terra”, SEGUNDA às 22h30.