Cadê a criança que estava aqui?
O tempo passa rápido. Ou melhor, o tempo voa. E a gente perde tempo se preocupando com coisinhas sem importância, com birras, com intriguinhas... Não, né? A maternidade voa, as crianças crescem e, quando nos damos conta, lá estão eles dormindo fora com uma namoradinha!
Tempo, tempo, tenha pena de mim!
Esses dias, no meu aniversário, o meu pai soltou uma: “minha filhotinha de quase 40 anos!”. Peguei ar por uns 3 segundos. Não porque tenho medo de chegar aos 40. Mas porque, mesmo perto dos 40, eu ainda sou a filhotinha dele!
Fofo!
E acho que será sempre assim, né? Gabriel será sempre meu Pipo, Rafinha será sempre meu Culi Culi, eles serão sempre os nossos filhotinhos amados.
Mas o tempo está aí, voando na velocidade da luz.
Então, ontem, no Dia das (minhas) Crianças, eu pensei que devo ser menos chata. Devo soltar um pouco as amarras dos meninos, deixar que eles aprendam a caminhar sozinhos, a acertar após os próprios erros, eu devo deixá-los livres. Mas não sei se saberei fazer isso. Até porque o meu instinto é sempre o fazer para eles e por eles.
Ontem mesmo os dois estavam brigando por um brinquedo. Rafael gritando e Gabriel regredindo à idade de 4 anos. Uma gritaria só, uma confusão. Eu peguei a minha taça de vinho e lindamente saí de cena.
M”amã-eeeee!”, alguém gritou.
Ignorei.
Veio um chorando: “Mas ele que começou. Agora ele jogou o brinquedo no chão e quebrou.”
“Vocês começaram, vocês terminam. Resolvam, não tenho nada a ver com isso.”
Resumi o meu discurso de mãe que manda na zorra toda assim: “Não é da minha conta.”.
Não contei até 5 para eles estarem se abraçando, dividirem o tal brinquedo e voltarem ao que estavam fazendo.
E eu não me senti a chata, a brigona, a bruxa do 71. A minha noite ficou mais leve.
E assim está sendo a minha relação com os meninos. Mais leve, mais feliz. Eu, a filhotinha do papai, estou aprendendo a tratar os meus filhotinhos com mais maturidade. E aproveitando esse tempo para viver com eles, não contra eles.
Nanna Pretto é jornalista, baiana, casada com paulista e mãe de dois meninos.
É autora do blog Dica de Mãe, que deu origem ao livro “101 coisas que você precisa fazer com seus filhos antes que eles cresçam”. É corredora há mais de 15 anos e tenta fazer da ioga e do ballet um hábito. Ama seriados, reality shows e reprises de filmes.
FACEBOOK: dicademae / nannapretto
INSTAGRAM: @nannapr | TWITTER: @dica_de_mae
IMAGEM: Unsplash / Michał Parzuchowski