Inicio

A BBC anuncia as mulheres mais poderosas dos últimos 70 anos

Momento Lifetime
Por Lifetime Brasil el 23 de July de 2022 a las 00:30 HS
A BBC anuncia as mulheres mais poderosas dos últimos 70 anos-0

Para comemorar seu 70º aniversário, o programa de rádio da BBC Woman’s Hour decidiu eleger as mulheres mais poderosas das últimas sete décadas. A lista, com enfoque na influência que elas tiveram sobre a vida das britânicas, mostrou-se bastante impactante. Quer conhecê-la?

 

No primeiro lugar, está a controversa Dama de Ferro. Igualmente odiada e admirada, Margaret Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990, marcou, com seu mandato, uma geração de mulheres.

 

Graças à sua contribuição inestimável como promotora de programas de saúde reprodutiva feminina na década de 60, Helen Brook ocupa o segundo lugar do ranking. Convencida da importância de as mulheres poderem decidir sobre seus próprios corpos, Helen liderou uma organização dedicada a facilitar o acesso a métodos anticonceptivos.

 

Barbara Castle liderou, nos anos 70, o movimento por uma remuneração equitativa, responsável por melhoras substanciais na vida das mulheres do mundo inteiro. Além disso, ela ocupou cargos governamentais por mais de 34 anos.

 

Germaine Greer é uma das vozes mais importantes do movimento feminista. Ela dedicou sua carreira acadêmica para questionar os velhos paradigmas de gênero e defender o acesso das mulheres a papéis de poder e liderança.

 

Jayaben Desai liderou o movimento que, em 1976, conseguiu reverter as leis sexistas e racistas que regiam as trabalhadoras da época. Sua coragem transformou a vida de milhões de pessoas.

 

A protagonista do romance de 1996 “O Diário de Bridget Jones” ocupa o sexto lugar da lista e é o primeiro personagem de ficção a ser incluído no ranking. O livro, adaptado ao cinema em 2001, destacou a desenvoltura e complexidade de toda uma geração de mulheres.

 

A grande Beyoncé não poderia faltar. Além de ter sabido administrar sua carreira artística com sucesso, a cantora afro-americana projeta, com sua arte, uma imagem feminina forte e decidida, revolucionando os estereótipos de gênero de toda a indústria do espetáculo.

 

Conforme diz Alice Feinstein, editora do programa, o ranking (que, para a surpresa de muitos, deixou de fora a própria rainha da Inglaterra) mostra vários modos de triunfar como mulher.

 

E você, que mulher poderosa incluiria na lista?

 


IMAGENS: Margaret Thatcher Foundation | Featureflash Photo Agency / Shutterstock.com | Featureflash Photo Agency / Shutterstock.com