Antes só do que mal casada
Essa semana eu tive a notícia de que mais uma amiga se separou. A terceira num período de dois meses. Para todas, a minha resposta foi a mesma: não tá bom, separa! Aprenda a ser feliz sozinha! Porque, vamos combinar, não há nada pior do que se amarrar a um cacho podre, né?!
Eu sempre olhei o casamento como uma possibilidade. Metade de chance de dar certo. Talvez, se você juntar a sua metade com a metade dele (ou dela), a coisa engrene. Mas, e se não? Vai ficar insistindo no erro pra quê?
Os meus pais se separaram eu estava prestes a nascer. Ainda tentaram um bem bolado enquanto eu era bebezinha, mas não deu certo. Sempre vivi com os dois juntos, porém separados, cada um com seu cada qual. Pode ser por isso que eu tenha uma visão de que é possível manter uma relação com filhos sem um casamento. Por mais que brigas tenham existidos (e, sinceramente, eu não lembro de grandes acontecimentos a lá Tarantino) os dois sempre foram unidos no quesito: educar a Nanna. Ponto para eles.
Saímos da década de 70 e chegamos aos dias de hoje. Amigas se separando. Mães “solteiras”. Rotulozinho que mostra a fragilidade da coitadinha! Epa, epa! Essas mulheres que decidem por o fim em um casamento, que decidem pelo rumo da própria vida, que decidem encarar uma maternidade solitária –por mais presente que o pai seja–, essas mulheres que mostram suas próprias vontades e anseios podem ser tudo, menos frágeis.
Talvez mais forte do que você ou eu que levamos o nosso casamento no embalo da maré, muitas vezes com preguiça de pensar no assunto. Quem nunca?
As mulheres estão mais fortes e mais donas de si. E se isso é discursinho feminista eu não sei. Só sei que dá um orgulho danado de conviver com pessoas tão bem resolvidas. Mulher é um bicho retado, como se diz na minha terra!
Compartilho do sentimento de que, se não deu certo, separa. E, talvez, pior do que permanecer casada, é aprender a se curtir sozinha. Talvez por isso que muitos casamentos ainda seguem como o barquinho a vela que vai no embalo da maré...
Em tempo, meu casamento vai muito bem, obrigada!
Nanna Pretto é jornalista, baiana, casada com paulista e mãe de dois meninos.
É autora do blog Dica de Mãe, que deu origem ao livro “101 coisas que você precisa fazer com seus filhos antes que eles cresçam”. É corredora há mais de 15 anos e tenta fazer da ioga e do ballet um hábito. Ama seriados, reality shows e reprises de filmes.
FACEBOOK: dicademae /
nannapretto
INSTAGRAM: @dica_de_mae | TWITTER: @dica_de_mae