Inicio

Amizade que cura

Por Lifetime Brasil el 23 de July de 2022 a las 00:30 HS
Amizade que cura-0

Sabemos bem que a amizade entre mulheres é muito mais que sair e se divertir: uma amiga conhece você melhor do que ninguém, é a sua companhia nos momentos difíceis, sempre com conselhos e qualquer outro tipo de ajuda, e sabe exatamente como levantar seu ânimo; uma amiga é tão importante quanto alguém da sua família (ou mais!).

Cientistas das universidades de Ohio e da Califórnia se dedicaram a estudar a amizade entre mulheres e chegaram a uma descoberta surpreendente: além de todas as suas qualidades já mencionadas, ela também é boa para a sua saúde!

Segundo a pesquisa, o modo com que as mulheres e os homens lidam com os problemas é completamente diverso. E não é preciso ser cientista para saber disso, não é mesmo? Os homens costumam reagir com agressividade ou fugindo do conflito. Nós, ao contrário, lidamos com o problema de uma maneira mais social: buscando rapidamente a ajuda de nossas amigas!

De acordo com a neurocientista Shelley E. Taylor, esse mecanismo feminino é mais bem-sucedido na hora de reduzir o estresse, e isso traz grandes benefícios para a saúde. A baixa pressão arterial fortalece o sistema imunológico e reduz os riscos de doenças cardíacas.

Tudo isso acontece, como de costume, graças aos nossos hormônios. Neste caso, o agente é a ocitocina, conhecido como o “elixir da amizade”. Embora esteja presente também nos homens, esse hormônio atua nas mulheres de uma forma particular: quando temos níveis baixos de oxitocina, tendemos a buscar a companhia das pessoas queridas... Assim, a ocitocina aumenta, provocando efeitos curativos poderosos e uma sensação de conforto.

De fato, existe alguma coisa mais curadora que uma conversa com nossa melhor amiga? Se quiser conhecer outros mistérios da amizade entre mulheres, não deixe de assistir a Devious Maids! Terça, às 22h30.