Aceitar-se nua
¿Você está fazendo de tudo para não ter que olhar para as cicatrizes do seu peito? É compreensível que você se negue a vê-las, mas os especialistas em cura aconselham que é importante superar essa atitude.
Roupa para se cobrir
Os pijamas ou lingeries extravagantes podem ser a solução imediata para evitar o impacto inicial. Se você quer essa proteção, esse tipo de camuflagem, então vá atrás deles. Dê a você mesma esse prazer. Muitas mulheres se arrumam quando vão dormir. Debaixo da roupa, uma mama reconstruída ou uma boa prótese dão ao seu companheiro uma sensação muito parecida à da anatomia real. Dessa forma, seus seios ficam com a consistência, o peso e a flexibilidade de uma mama natural.
Para responder a um mercado exigente, muitas lojas oferecem uma ótima variedade de próteses e sutiãs com bolsos para encaixá-las, que se adaptam facilmente à mama e disfarçam muito bem a falta dela.
Embora seja por um curto período, enquanto você decide fazer ou não a reconstrução, uma prótese mamária pode fazê-la sentir mais confortável em relação à sua imagem, quando você está vestida.
Como facilitar a exposição
A lingerie especial pode ser útil para dar o primeiro passo para a recuperação de um padrão de atividade sexual menos frequente, porém, cedo ou tarde, você terá que assimilar as mudanças físicas ocorridas. A Dra. Leslie Schover recomenda um “tratamento em frente ao espelho”, formado por quatro passos:
Use um espelho de corpo inteiro em um lugar privado da sua casa e, em seguida, vista-se com sua roupa favorita.
Analise-se de frente ao espelho por 15 minutos e escolha três coisas que realmente lhe agradam em você mesma.
Depois, tente fazer o mesmo, só que de roupa íntima.
Por fim, tire 15 minutos para se observar nua e, novamente, tente descobrir coisas de você mesma que lhe agradam. Concentre-se nas coisas positivas.
Você tem que aceitar seu corpo nu, mesmo que nunca o tenha feito antes, para poder dar uma trégua a si mesma, e você precisa deixar que seu companheiro a observe e tenha uma perspectiva parecida. E você tem que fazer isso passo a passo. Algumas mulheres sentem que andar por seu quarto ou apartamento completamente nuas é algo liberador. Uma mulher convidou alguns amigos íntimos para jantar e, no final, mostrou a eles as novas mamas reconstruídas, o que provocou aplausos de aprovação.
O último passo é ficar totalmente nua em frente ao seu companheiro. E essa situação parece ser a última fase para se libertar da ansiedade com relação à sua própria imagem. Cathy, que estava vivendo um novo relacionamento, finalmente teve a autoconfiança necessária para que deixasse que seu noivo a visse com os seios nus, e ele a aplaudiu: “Você fez algo muito importante ao deixar que eu te veja. E já tinha te dito que não me importaria”.
Com ou sem câncer de mama, algumas mulheres simplesmente não gostam de andar nuas. Talvez você tenha que enfrentar sua aparência, mas você não precisa se obrigar a fazer coisas que nunca a deixaram confortável. Além disso, o sexo quase sempre acontece em quartos escuros. Quando as luzes estão fracas e você está no meio de um ato, é bem possível que você nem se importe se está totalmente nua ou não.
Fonte: http://cimab.org/