8 de março: Dia da Mulher
O Dia Internacional da Mulher (também chamado de Dia Internacional da Mulher Trabalhadora) foi declarado oficialmente pela ONU em 1975. Mas a história não começou aí e, sim, mais de meio século antes.
Há diferentes versões sobre a origem polêmica dessa data. Uma das mais conhecidas remonta a 1908, ao incêndio de uma fábrica têxtil de Nova York, onde morreram centenas de operárias. Com o tempo, alguns detalhes começaram gerar dúvidas (como, por exemplo, o fato de o dia 8 de março de 1908 ter sido em um domingo), até que, finalmente, foi comprovada sua inautenticidade.
Um precedente importante da comemoração desse dia ocorreu em 1910, durante a Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizada na Dinamarca. Nela, a alemã Clara Zetkin propôs estabelecer uma data em homenagem à luta pelos direitos das mulheres, insistindo no direito ao voto.
Clara Zetkin, nascida em 5 de julho de 1857, foi uma das figuras femininas mais influentes de sua época dentro do socialismo alemão. Ela fundou a Internacional Socialista de Mulheres em 1907, junto com representantes da causa de diferentes partes do mundo. Durante toda a sua vida, ela militou ativamente dentro do movimento feminista, ao lado de mulheres de destaque na história, como Rosa de Luxemburgo.
Sua proposta do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora foi aceita naquela conferência de 1910, e, a partir de 1914, a data passou a ser comemorada na Alemanha, Suécia e Rússia. Sua celebração tomou mais força a partir da Revolução de 1917, iniciada em 8 de março, na qual as trabalhadoras soviéticas tiveram um papel chave. Com o passar dos anos, o Dia da Mulher foi chegando a mais países até alcançar uma escala mundial.
Como podemos ver, essa data tão importante para as mulheres não tem uma origem única, mas faz parte de uma longa e valiosa luta feminina que continua até os dias de hoje. Pois feliz dia a todas!