Inicio

7 Hábitos crônicos infelizes que todos temos

Momento Lifetime
Por Lifetime Brasil el 23 de July de 2022 a las 00:30 HS
7 Hábitos crônicos infelizes que todos temos -0

Todos nós temos os nossos dias ruins e nos sentimos infelizes de vez em quando. Essa sensação pode durar dias, semanas ou a vida inteira. Seria a felicidade um estado imaginário?

Neste terreno de incertezas, a pesquisadora Sonja Lyubomirsky, da Universidade de Califórnia, nos Estados Unidos, aponta que a capacidade de mudança é vital para nossa felicidade. "Quarenta por cento da nossa capacidade de ser felizes se encontra no nosso poder de mudança", afirmou.

Ninguém é 100% do tempo feliz ou infeliz, mas alguns hábitos que insistimos em manter podem nos levar para um lado ou outro com mais força. Veja abaixo 7 características dos infelizes crônicos:

- Pensam por padrão que a vida é dura: pessoas infelizes se vêem como vítimas da vida em vez de procurar uma solução para seus problemas ou enfrentá-los. 

- Acreditam que não é possível confiar na maioria das pessoas: os infelizes desconfiam da maioria das pessoas que conhecem e pensam que não podem confiar em estranhos. Desta forma, lentamente, fecham a porta para qualquer conexão com o mundo para além do seu círculo interno e perdem oportunidades de novas amizades.

- Focam no que dá errado, não no que vai bem: as pessoas infelizes passam reto pelo o que está acontecendo de positivo, centram suas atenções no que há de ruim e costumam se queixar das coisas. Os felizes mantêm a perspectiva. Eles sabem que o nosso mundo tem problemas, mas possuem uma atitude positiva. 

- Fazem comparações aos outros por inveja: uma pessoa infeliz pensa que não há sorte o suficiente para todos neste mundo e que alguém está roubando sua parte. Eles acreditam que não há coisas boas para todos e sempre comparam o que possuem com os outros. Isto provoca inveja e ressentimento.

- Desejam ter o controle total de suas vidas: infelizes geralmente tentam controlar demais a vida e planejam muito. Eles podem sofrer muito com mudanças inesperadas, que destroem planos. As pessoas felizes também se concentram em planos, mas têm a capacidade de não desmoronar quando as coisas não dão certo. Elas simplesmente tocam o barco de acordo com a correnteza quando necessário.

- Pensam no futuro com medo e preocupação: as pessoas infelizes possuem pensamentos negativos sobre o futuro e não dão oportunidades para o que poderia dar certo. As pessoas felizes também sentem isso, mas como uma ideia de responsabilidade, sem serem dominadas por esse tipo de sentimento. 

- Falam de problemas e fofocas: os problemas e as fofocas sobre a vida dos outros são os assuntos favoritos das conversas dos infelizes. Já as pessoas felizes trazem boas vibrações ao entrar numa sala e ficam animadas quando sabem que algo vai bem.

Obviamente, ninguém é perfeito. Todos percorremos caminhos negativos de vez em quando. O segredo está em como sair deles.

Fontes: Psychology Today , Huffington Post

Imagem: Karuka/Shutterstock.com