19 de outubro: Dia Mundial da Luta contra o Câncer de Mama
O mundo inteiro se pinta de rosa para celebrar o Dia Internacional da Luta contra o Câncer de Mama. O objetivo da data é gerar consciência e levar informação sobre essa terrível doença, que pode afetar tanto mulheres como homens, sem depender de idade, origem ou predisposição genética.
As atividades pensadas para hoje apontam a importância do diagnóstico precoce, dos controles médicos e do autoexame, ferramentas-chave para vencer a difícil batalha. Em diversos lugares do planeta, foram realizados debates, caminhadas e conferências sobre o tema, e inclusive foram oferecidas mamografias e ecografias mamárias gratuitamente. Haverá laços cor-de-rosa em todos os lugares, impossíveis de serem ignorados!
A luta que é celebrada hoje, na realidade, são duas: a de que devemos pressionar a sociedade a orientar sobre a prevenção e dar visibilidade a esta temática; e também a luta individual de homens e mulheres que enfrentaram o câncer de mama, os que conseguiram seguir adiante e os que já não se encontram entre nós.
É um dia ideal para que os corajosos sobreviventes compartilhem suas histórias de vida e exibam as cicatrizes (internas e externas) que a batalha contra o câncer lhes deixou, com orgulho, sem pudor. Por meio de suas experiências passadas, eles podem ajudar os que estão atravessando situações parecidas no presente e, assim, produzir mudanças positivas no futuro.
As marcas que o corpo carrega falam da doença e da coragem para lutar contra ela, e trazem consigo uma poderosa mensagem: nunca se envergonhe de suas cicatrizes; elas significam que você foi mais forte do que aquilo que tentou machucá-lo.
E você? Como se unirá à luta contra o câncer de mama?
IMAGEM: Chinnapong / Shutterstock